sábado, abril 02, 2011

Louco ou Consciente?



 Na maioria das vezes, pessoas saudáveis chegam num ponto chamado "problema", que os fazem entrar em conflito ou sofrimento psíquico, por não conseguirem ter capacidade  suficiente para resolvê-lo.
São problemas familiares (filho, marido, sogros, empregados domésticos, etc.), no ambiente de trabalho (chefe, colega, função insatisfatória, etc.), no relacionamento amoroso (brigas, desacertos, falta de um, relacionamento doentio), dificuldade consigo mesmo (excesso ou ausência de peso, baixa auto-estima, sensação de incompetência). Ou mesmo uma mudança inesperada da vida, como uma doença ou acidente consigo ou com alguém próximo.
Repito, são pessoas saudáveis, com certo nível de sofrimento psíquico, das quais elas não estão dando conta das emoções nem de estratégias para se relacionar com o problema. Na maioria das vezes não há uma desorganização muito grande da psique. Há medo, insegurança, suspeitas, distorções perceptuais, tristeza, angústia num nível maior do que se pode suportar, mas não há um transtorno mental grave como depressão, fobias, transtorno do pânico, delírios ou esquizofrenia.
Mas mesmo que houvesse um quadro de esquizofrenia, ainda assim, não era para nos envergonhar, ela é apenas uma doença, nada mais, algo que nos acomete, que tem tratamento e controle como a diabetes por exemplo.
O que eu quero dizer é que buscar uma ajuda profissional, não revela que a pessoa está doente, para mim diz que é um ser humano inteligente o suficiente para não se impor um sofrimento desnecessário, já que com a elaboração conjunta com um profissional, além de aliviar a pressão, reestrutura a cognição, fazendo com que nos tornemos criativos de novo para enfrentar os desafios que a vida manda.
Repetindo, na maioria das vezes quem procura um psicólogo é alguém saudável e inteligente, que está passando por um momento de sofrimento e não está dando conta sozinho.
**Texto baseado em leituras de diversos sites.

2 comentários:

figbatera disse...

Faz sentido.
Tentar resolver (ou não) sozinho fica muito mais difícil.

Luciana Figueiredo disse...

É verdade, pai. Devemos saber a hora em que não suportamos mais levar sobre nossos próprios ombros os fardos da vida. Obrigada pela visita. Beijos!