segunda-feira, abril 25, 2011

Depressão é coisa séria!


A depressão pode pôr fim a um relacionamento? A resposta é sim, principalmente se quem está deprimido é a mulher. Um estudo, publicado no periódico Psychological Science, aponta que a depressão, de forma geral, diminui a capacidade do casal em perceber os sentimentos e necessidades do parceiro. No caso da mulher, esta dificuldade afeta o parceiro, o que leva a um afastamento gradativo do casal.
Depressão na mulher pode levar ao fim do relacionamento (foto: Cherie Wren/SXC)Segundo os pesquisadores, este efeito é chamado de “efeito do parceiro”. “Mulheres com depressão têm sua percepção afetada, mas também afetam a do companheiro, ambas de forma negativa”, explica Reuma Gadassi, israelita que com Nilly Mor, da Universidade Hebraica de Jerusalém, e Eshkol Rafaeli, da Universidade Bar-Ilan, buscaram entender melhor estas dinâmicas de relacionamento, principalmente no que diz respeito ao papel de cada gênero.
Para o estudo foram selecionados 50 casais heterossexuais – alguns casados e outros que moravam juntos, todos com uma média de cinco anos de relacionamento. A princípio, os pesquisadores os submeteram a um questionário, para avaliar os níveis de depressão. Em seguida, suas percepções interpessoais foram testadas no laboratório e no dia a dia.
No laboratório, os casais tiveram uma conversa de 12 minutos gravada, onde um dos dois deveria solicitar a ajuda do parceiro. Na metade do caminho, os papéis mudaram – agora, quem pedia ajuda deveria ajudar. Ao final, o casal assistiu ao vídeo e cada um anotou seus sentimentos durante o teste e os sentimentos que captaram do parceiro.
Na segunda parte dos testes, agora em casa, os participantes tiveram de manter um diário durante 21 dias, no qual deveriam anotar e classificar os estados de ânimo e sentimentos sobre o relacionamento, tanto seus como de seus parceiros, em uma escala de cinco pontos.
Todos os resultados foram avaliados em cima de uma escala de “precisão empática”, que cruzou as respostas para avaliar os resultados, se os parceiros haviam ou não percebido de forma correta os sentimentos mútuos.
Em ambos os testes, os pesquisadores descobriram que quanto maior a depressão das mulheres, menor sua percepção para com o parceiro. Homens depressivos não tinham suas percepções afetadas – o que, no entanto, não quer dizer que sua depressão não interfira no relacionamento. “Interfere, só que de uma forma diferente”, diz Gadassi.
Foi nos diários que os pesquisadores encontraram os resultados mais significativos. Quando as mulheres estavam deprimidas e sua sensibilidade comprometida, seus parceiros também eram afetados. “Quando as mulheres estão deprimidas, o relacionamento sofre muito mais. Afinal, a compreensão mútua é a base da intimidade”.
Para Gadassi, os resultados sugerem mudanças no tratamento da depressão. “Nesses casos, o ideal é trazer o casal para a terapia. Apenas tratar a mulher com depressão não é suficiente”, conclui.
(com informações da Psychological Science, postado originalmente no site: O que eu tenho?)

Um comentário:

Nanda Botelho disse...

Vim agradecer sua visita ao Múltiplas Realidades.

Ótimo texto sobre depressão! Atendo algumas mulheres deprimidas e sei que o relacionamento fica fragilizado, e as mulheres mais desconfiadas e sensíveis ao afastamento do parceiro, é complicado...

Vou guardar esta pesquisa!

Bjs!