sexta-feira, março 04, 2011

Por que nos apaixonamos?



Na minha opinião tudo começa pelo lado biológico, nos unimos em pares porque temos uma programação para reprodução (mesmo os homossexuais, a programação está lá, só o objeto do afeto é que muda) sentimos uma atração fisiológica, já explicada pela biologia e neurociência. Conseguimos ler os genes do outro para uma parceria proveitosa, mas ficamos juntos porque não somos só um corpo, temos a psique, necessidades emocionais e sociais, e também porque somos espíritos que se reconhecem como uma unidade.

Daí os três tipos de amor: Eros, Philia e Ágape; erótico, fraternal e espiritual. Se empreendermos a viagem toda começamos por uma atração erótica, passamos pelo amor fraternal e terminamos numa liberdade espiritual. Mas a maioria se perde no primeiro estágio, o erótico, que é bem enlouquecedor mesmo! Quando alguns começam a experimentar o philia o amor fraternal, entendem que não estão mais ligados ao parceiro, pois não sentem mais tanta atração sexual e terminam se separando para começar tudo de novo, entendendo assim que o amor é só a loucura de paixão.

Tenho fé que passaremos, em maior quantidade, para o segundo e o terceiro estágio da jornada em busca de si mesmo que é o que chamamos de amor. Basta perdermos o medo e abrirmos a mente, acreditando que vamos sempre para um estágio melhor e mais evoluído da expressão afetiva. É preciso desapego das ideias prontas do que deve ser amor entre parceiros para seguirmos adiante, mas não temos outra escolha, mais cedo ou mais tarde descobriremos isso e temos toda a eternidade para encontrar e realizar esta experiência.

Então para responder a pergunta; nos apaixonamos por que queremos empreender uma jornada espiritual para experimentarmos quem somos nós, mas nos perdemos no meio do caminho, ou melhor, no início, e ficamos rodando em círculos, embriagados pelo "poder sexual". Quando adquirimos lucidez, passamos pelos outros estágios e nos libertamos das forças primárias, não achamos mais que somos controlados e sim que nós conduzimos para onde quisermos. Apaixonar-se é o começo da viagem, o primeiro degrau apenas.



Este texto foi postado originalmente no blog "Múltiplas Realidades", e achei bem oportuno postá-lo aqui, com algumas adaptações.

4 comentários:

Marcela disse...

Como sempre vc descobre textos que valem de fato a leitura. bjos

Luciana Figueiredo disse...

Obrigada Marcela... E você sempre tem um meio de levantar nossa auto-estima...rsrs Volte sempre, sua presença aqui é super mega hiper querida. Beijos♥

figbatera disse...

Muito bom, mesmo!

Refúgio de Palavras disse...

Obrigada pelo carinho de sempre, pai... Beijos saudosos.........♥