FELICIDADE - UMA QUESTÃO DE ATITUDE!
Autor: Fatyma Moraes
A felicidade é uma gama de emoções e sentimentos que vai desde o contentamento ou satisfação até à alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem ainda o significado de bem-estar ou paz interna. Em linguagem comum, quando se diz "estou feliz", expressamos uma emoção. Enquanto que ao dizer "sou feliz", utilizamos o significado de bem-estar.
Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade e das suas causas, que têm sido usadas pela filosofia, a religião e a psicologia. O Homem sempre tem buscado a felicidade e tanto os filósofos como os religiosos sempre se dedicaram a encontrar as suas causas e em definir que tipo de comportamento ou estilo de vida aumenta o nosso nível de felicidade.
Estes pensadores acreditam que felicidade é tudo o que modernamente chamamos de bem-estar ou qualidade de vida, e não simplesmente como uma emoção. Neste sentido a felicidade é o que os gregos antigos chamavam de Eudaimonia, que está além do prazer. Trata-se de algo que não depende de um elemento externo ou transitório. A Felicidade vive em nós, é parte constituinte daquilo que somos e que nos tornamos com o exercício da construção humana.
Pesquisas recentes demonstram que a felicidade pode aumentar e se estender. E um novo e revolucionário movimento, a Psicologia Positiva, ensina como conseguir isso. Finalmente, chegou a hora e a vez de uma ciência que procura entender a emoção positiva, desenvolver força e virtude e oferecer orientação para o que Aristóteles chamou de "vida boa". Em suas reflexões sobre ética, Aristóteles afirma que o propósito da vida humana é a obtenção do que ele chama de vida boa. Para Aristóteles, ser feliz e ser útil à comunidade eram dois objetivos sobrepostos, e ambos estavam presentes na atividade pública.
A Psicologia Positiva surge como uma alternativa, propondo que o foco deve mudar de ênfase "em consertar as piores coisas da vida para construir as melhores qualidades da vida". Um dos principais representantes desse movimento é o psicólogo Martin Seligman, professor da Universidade da Pensilvânia.
Pesquisadores afirmam que a psicologia positiva é o estudo científico das forças e virtudes humanas naturais, concentrando a atenção nas potencialidades, motivos e capacidades que fazem com que uma grande parte das pessoas se adaptem com sucesso nas mais variadas situações e circunstâncias.
Essa corrente se baseia numa mudança básica de perspectiva: em vez de se concentrar nas falhas, o foco de atenção são as forças e virtudes das pessoas. É a partir daí que se ganha condições para superar tanto os obstáculos de agora como outros que poderão surgir.
Seligman afirma que a missão da psicologia positiva é entender e fomentar os fatores que permitem que as pessoas, comunidades e sociedades possam prosperar, diferenciando assim a psicologia positiva da psicologia convencional que se dedica basicamente, desde a segunda guerra mundial, ao estudo dos problemas, das patologias e das disfunções.
Seja Feliz, inicie uma nova etapa em sua vida encontrando a felicidade que está dentro. A felicidade não depende só do que acontece ao nosso redor também depende do que acontece dentro de nós. Busque aprimoramento e conheça o coaching, processo facilitador para que você conquiste os resultados esperados em sua vida. Sorria, o Sorriso é o símbolo mais conhecido que representa a felicidade humana.
VEJA AQUI CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA FELIZ E MENTALMENTE SAUDÁVEL: Fonte: American Journal of Psychiatry, George Valliant
• Está em paz com a própria identidade e com os sentimentos
• Está orientada para o futuro e é capaz de se manter produtiva
• Tem disposição mental que lhe permite conviver com o estresse
• É capaz de perceber a realidade sem distorções e manter a empatia
• É capaz de trabalhar, de amar, de se divertir ao mesmo tempo em que continua sendo uma pessoa eficiente na resolução de problemas.
http://www.artigonal.com/auto-ajuda-artigos/felicidade-uma-questao-de-atitude-3315441.html
Perfil do AutorMaster Coach, Terapeuta Holística, especializada em Coaching Espiritual que é baseado na premissa de que as pessoas são seres espirituais com uma infinita sabedoria interior. Juntamente com esta premissa, as técnicas utilizadas proporcionam um reposicionamento e uma nova maneira de enfrentar a si próprio e ao mundo em que vivem. A metodologia de Coaching Espiritual inclui: Processamento, diagnóstico de crenças limitantes, análise dos progressos, competências e habilidades, motivação, mudanças de comportamentos com atitudes que visam resolver conflitos, missão, valores e qualidade de vida. Certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, a única no Brasil a ter certificação internacional e permissão para utilização das ferramentas desenvolvidas pelos mais conceituados instituto de Coaching no mundo, o Behavioral Coaching Institute (BCI) e o International Coaching Council (ICC).
Alpha Coaching pelo Worth Etic Corporation, Neuro Coaching pelo Neurocoaching Center.
Nenhum comentário:
Postar um comentário