domingo, fevereiro 27, 2011

Re-blogando - AMOR E AMIZADE


Sempre busquei entender o que diferenciava os relacionamentos de amor, dos de amizade, a ponto de garantir uma estabilidade infinitamente maior a esse último. Falo de amizades e não de coleguismos. Falo de amor entre parceiros e não de paixão passageira.
O amor está contido na  amizade, assim como a amizade contém o amor. Então porque manter uma relação a dois, não é simples como manter uma amizade?
Para começar, os amigos não se sentem proprietários um do outro, não se cobram por telefonemas que não foram dados, nem exigem a lembrança de uma data que passou a fazer parte do calendário mundial(!), apenas porque foi naquele dia que conheceram-se. Amigos simplificam a relação. Sabem-se especiais, confidentes, seguros e à vontade um com o outro. Formam um casal de duas pessoas livres. Não é assim nos relacionamentos amorosos, onde a busca fantasiosa, é tornar-se um só, acatando ou refutando de forma uníssona o mundo. Despersonificando, tolhendo, calando o outro, em prol da vida a dois. Nesse tipo de relação, ambos coisificam-se, e terminam por ter ali, a seu lado, uma extensão de seus projetos e não um ser humano.
Outra grande diferença é que amigos não se modificam para agradar o outro, nem fingem ser quem não são, nem gostar do que não gostam, viabilizando assim, o poder de conquista. Isso é um erro fatal. As mulheres especialmente, simulam a ponto de perderem-se de si mesmas.
Amigos não tentam agradar fingindo que amam música clássica. O máximo do "sacrifício" feito em nome da amizade, é ir com o outro ao concerto, com a promessa de irem juntos, no dia seguinte, ao pagode. Tudo isso, com sorrisos no rosto. Isso é concessão, não sacrifício.
Amigos amam, sem antes antever o que será do outro, futuramente. Amam enquanto o outro ainda está atrás dos bastidores, sem nem se importar se um dia,  subirá ao palco.
Seria tão mais fácil se soubéssemos amar a dois, do modo como fazem os amigos.
A diferença fundamental entre esses dois tipos de casais é o desejo sexual e os projetos comuns. E isso é muito, pois amigos não sonham em construir uma casa de campo juntos, não possuem conta conjunta no banco, e  não fazem sexo, porque não se sentem atraídos fisicamente.
Enfim... na vida não existe perfeição, porque se existisse... viver um relacionamento a dois, com seu melhor amigo, certamente seria o paraíso.



Postado originalmente no blog da minha amiga conterrânea Marcela:
"Para Garotas que Querem se Casar" - uma lição de vida!
Não resisti e tive que "roubar"!!!

Nenhum comentário: